sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Longos anos

 O blazer era uma peça exclusivamente masculina até a aparição das mulheres no mercado de trabalho. E mesmo com essa inserção que já tem décadas de história, ele era uma peça ainda não muito usada por elas. Era. Nos últimos anos e principalmente neste ano o blazer vem chamando atenção das mulheres.
O que fez com que a visão delas mudasse foi o padrão que existia, de que fosse uma peça exclusivamente para trabalhar. Blazer era coisa de escritório. Era. A pecinha saiu do guarda-roupas para bombar nas coleções de inverno 2010. Hoje ele pode ser visto combinado até mesmo com um shortinho jeans com cara de surrado, todo rasgado.
Por que isso mudou?
Duas hipóteses para a mudança de visual:


1- Mulheres viam blazers como um casaco com cara de sério, fechado e neutro, para manter certo ar de poder em meio aos negócios, para estar “à altura” dos homens(ou talvez para passarem despercebidas por eles). Hoje, as mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho e se impõem igual aos homens, inclusive com as roupas.










2- O estilo Hi-Lo(abreviações do inglês para alto e baixo, respectivamente). Ele é um mix de dois opostos. Podem ser tecidos, podem ser estilos, podem ser cores. Um look que temos visto bastante observando sinais ao redor do globo foi a combinação blazer + shortinho jeans.

O blazer pode ser curto, longo, justo, largo(chamado estilo boyfriend), com diversos cortes e abotoamentos.


Um comentário:

  1. É uma peça fundamental no guarda-roupa feminino! Sua versatilidade me encanta! Beijos, Taís Amábile!

    ResponderExcluir